top of page

Uma das invenções que mudaram o mundo: O Computador

O ser humano sempre busca uma forma de melhorar a vida e torná-la mais fácil, estudiosos começaram à busca pela tecnologia, depois de muitos testes foi desenvolvido por cientistas norte-americanos era chamado de ENIAC (Computador e Integrador Numérico Eletrônico), foi criado devido à necessidade que o exército tinha para resolver os problemas, ele foi finalizado em 1945. 

O ENIAC, depois de construído não foi comercializado, só em 1950 empresas interessadas no ramo da tecnologia começaram a fabricar computadores para atender a necessidade do consumidor, em 1951 surgiu o UNIVAC I, onde foi reconhecido como o primeiro computador. A IBM( International Business Machines) criou o lançamento do seu computador  próprio, chamado de IBM 701.A SIEMENS lançou o computador SIEMENS 2002, sendo que o IBM 1401 foi o mais conhecido da geração.

A APPLE I foi lançada que tinha uma forma reta e plana, depois surgiu a APPLE II que possuía um formato de caixa. No ano de 1960 foi criado a terceira linha de computadores, incluindo em sua programação sistemas de operação capaz de atender as mais diversas solicitações. Em 1975 foi incluído o chip, se tornando um aparelho muito importante no comércio. 

Para que a história do computador seja melhor compreendida:

A primeira geração foi de 1950 à 1958, os computadores estavam em fase de experiência.

A segunda geração  foi de 1958 à 1965 eles eram mais rápidos possuindo cerca de 20 megabytes de memória, com fitas e discos.

A terceira geração foi de 1965 à 1975 possuíam uma vasta programação, uma variadas linguagens.

A quarta geração  foi de 1975 foram os fabricados pela INTEL, possuindo banco de dados e uma muita agilidade na rapidez.

Em 1983, foi criado o LISA da APPLE, onde surgiu as mais variadas ferramentas e ícones.

A geração moderna, do mundo atual possui uma variedade de funções, com possibilidade de ler CD, gravar vídeo, reproduzir músicas, fazer downloads e processadores com muita agilidade, são chamados também de notebooks, laptops, com sistemas de operação como o Windous e outros diversos, possuindo uma novidade a cada minuto.

Quem inventou o Computador?

O computador foi inventado por Charles Babbage, nasceu em Teignmouth uma pequena cidade  da Inglaterra, ele possuía muitas profissões era economista, matemático, escritor e filósofo, ele foi o pioneiro na era da computação, publicou muitos artigos na área da matemática.



 

Ele criou os primeiros lançamentos próximos dos computadores que conhecemos hoje, sua primeira criação rendeu um artigo que foi premiado com medalha de ouro, onde devido ao prestígio pode fazer um empréstimo que lhe forneceu a possibilidade de criar uma nova máquina está  porem mais moderna, no ano de 1834 um computador capaz de exercer funções de álgebras.
Os computadores não possuíam as tecnologias  que possui hoje,eram capazes de apenas desenvolver atividades comuns como contas e escrita, mas já era uma inovação.

Mesmo com o financiamento os custos eram elevados e caros em consequência Charles  não pode investir na sua próxima criação chamada de “Analytical Engine” esta com mais tecnologia possuía a capacidade de guardar informações, este novo modelo deu origem aos novos computadores que foram criados posteriormente.
Charles ocupou grande parte de sua vida na criação dos computadores, pois era uma paixão poder exercer e praticar seus sonhos, no ano de 1871 no dia 18 de outubro Charles faleceu, deixando sua ideias e exemplos para os demais inventores, que mudam a tecnologia a cada dia.



Fonte:http://www.dicasfree.com/quem-inventou-o-computador/

 

​Vamos entender o que é sistema operacional?

Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.



Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.

Em um grande computador  multiusuário,  com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário. Utilitários são fornecidos para:



Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários
Desenvolvimento de Programas
Comunicação entre usuários e com outros computadores
Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade

Adicionalmente, o SO precisaria apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser gráficas, usando janelas  e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X - Windows). O SO pode ser carregado na memória de um computador de duas maneiras.



já está presente em ROM
é carregado a partir do disco quando o computador é ligado.

Se o SO já está presente em ROM (para sistemas tipo controladores industriais, bombas de petróleo, etc), ele ganhará controle imediato do processador ao ser ligado o computador. Para sistemas mais complexos, o SO é armazenado normalmente em mídia secundária (como disco), e é carregado em RAM quando o computador é ligado. A vantagem desse tipo de sistema é que o escalonamento para o SO é mais fácil de fazer e programar.
 

A História do Mouse de Computador


O mouse de computador foi criado por Douglas Engelbart, em 1968, resultado de um projeto que durou cinco anos.

Engelbart, nascido em 30 de janeiro de 1925, no Oregon, EUA, trabalhou no Instituto de Pesquisa de Stanford, onde desenvolveu o "ratinho de mesa".

Sua primeira versão era feita de madeira, movia-se sobre pequenas rodas e tinha apenas um botão.

A popularização do equipamento, tão indispensável hoje, começou bastante tarde, quando em 1982 a Appel lançou o sistema de "apontar e clicar", mesmo ano em que ganhou mais uma tecla.

O primeiro computador

História e Evolução

Conhecendo as partes do computador

O uso correto do Computador

bottom of page